Engenheiros de Santa Cecília desenvolvem respirador

Engenheiros de Santa Cecília desenvolvem respirador para enfrentar crise do COVID-19, aparelho de baixo custo, feito com peças facilmente encontradas no mercado nacional. Assista o vídeo do aparelho já funcionando, testado no Pronto Atendimento Municipal, neste sábado dia 04 de abril 2020, com a presença da Prefeita de Santa Cecília Alessandra Garcia e outras autoridades locais. Engenheiro de Controle e Automação, Fábio Gabriel Oliveira, juntamente com os Engenheiros, Wilian Lapinsk e Gilmar Demenek desenvolveram em apenas quinze dias um respirador para ser utilizado no tratamento para casos graves de coronavírus. O aparelho foi criado no Departamento de Robótica, Eletrônica, Programação e Impressão 3D, em Santa Cecília, em parceria com a Cruz vermelha de Santa Cecília e agora com o apoio do Governo Municipal. A exigência agora é de que se obtenha autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O aparelho promete características encontradas em respiradores comuns, incluindo filtro que impedem a contaminação do ambiente, e tem como objetivo ser uma opção aos aparelhos tradicionais, que não devem ser suficientes para atender todos os casos que precisam de respiração artificial. De baixo custo e alta qualidade. Capacidade de produção de 50 aparelhos /dia. O aparelho foi avaliado pelo Dr. Carlos, Médico do Município, e que do ponto de vista dele está aprovado. Ele que vem acompanhando e supervisionando a fabricação do respirador.